Judeus do mundo inteiro celebram o Lag Baomer, uma festa mística, com fogo, arcos e flechas. Mas para os judeus messiânicos a festa não condiz com a Bíblia
Na última sexta-feira, 30, o mundo acompanhou a tragédia da festa judaica, em Israel, que deixou 45 mortos e 150 feridos após um acidente em uma das arquibancadas que cedeu. Trata-se da LagBaOmer, a festa judaica do fogo, no monte Meron (norte do país).
Lag BaOme é talvez a mais mística das festas judaicas em Israel, e atrai milhares de ultra-ortodoxos para celebrarem e rezarem no Monte Meron.
De acordo com a tradição cabalística, este dia marca a hillula (celebração, interpretada por alguns como aniversário da morte) do Rabino Shimon bar Yochai, “o Rashbi”, um sábio Mishnaico e discípulo principal do Rabino Akiva no século II EC, e o dia no qual ele revelou os segredos mais profundos da cabala na forma do Livro de Zohar (Livro do Esplendor), um texto de referência do misticismo judaico.
A revista Conexão Divina conversou com o professor de Hebraico, Benjamin Serber, 40 anos, que mora em Israel, que explicou melhor sobre essa festa tradicional no país. Segundo ele, os judeus messiânicos criticam a Lag BaOmer por entenderem ser ao contrário da Bíblia. Confira!
Conexão Divina – A festa LagBaOmer é tradicional em Israel e reúne uma multidão de pessoas anualmente, mas o que seria essa celebração? E que importância ela tem para o país?
Benjamin Serber – Lag Baomer significa 33° do omer, pois este é o 33° da contagem do omer, que tem duração de 49 dias, conectando Pessach a Shavuot/Pentecostes e interligando a jornada dos judeus na saída do Egito até a chegada ao Monte Sinai, nesta data específica de Lag Baomer. Essa é uma festa rabínica, que é levada mais a sério pelos religiosos e ortodoxos. Existem muitos judeus que acabam fazendo fogueiras e alguns costumes que os rabinos fazem, mas não pelo sentido religioso, acabam entrando na onda.
Porque os judeus messiânicos criticam essa festa?
Judeus messiânicos como eu criticam essas práticas e comemoração, porque não tem embasamento bíblico. Existem grandes conflitos ideológicos entre muitas atitudes e regras que os rabinos seguem hoje que não condiz com a Bíblia.
Em Lag BaOmer os rabinos rezam no túmulo do rabino e pedem para ele interceder. Atitude essa que é totalmente repugnada pelo Senhor, conforme está escrito em Deuteronômio 18.
Segundo a tradição, essa festa é celebrada a vida do grande sábio e místico Rabi Shimon bar Yochai. Quais os aspectos místicos disso e o que pode interferir na fé cristã?
Rabi Shimon Bar Yochai é autor do Zohar, principal livro da Cabalá. Vejo nos dias atuais, crentes em Yeshua, buscando outras fontes além da Bíblia, algo que é muito perigoso. A fé judaica cristã em Yeshua tem como base a palavra do Senhor, de Gênesis a Apocalipse, e não Talmud, leis de rabinos ou festas pagãs romanas e de outros povos idólatras.