As lições que aprendemos com a distinta Igreja dos Tessalonicenses nos desafia a viver como uma igreja saudável!
A igreja dos tessalonicenses surgiu como fruto do trabalho missionário do apóstolo Paulo em companhia de Silas e Timóteo por ocasião de sua segunda viagem missionária (At 15.36-18.23).
A permanência de Paulo e seus companheiros em Tessalônica foi curta devido a perseguição dos judeus (At 17.1-10). Lembrando daquele episódio da invasão da casa de Jasom e outros convertidos, que foram ameaçados por terem crido na mensagem de Paulo.
- Outros estudos bíblicos: Alegria, paciência e perseverança!
Timóteo então envia um relatório animador sobre aquela amada igreja para
Paulo. O que deixa o apóstolo bastante feliz com a notícia! E nessa primeira carta, extraímos alguns pontos sobre o que é ser uma igreja saudável.
A primeira marca de uma igreja saudável
Texto I Tess. 1:1-10 – Uma carta de encorajamento. Tem substância – vs 3
Significado de Substância: Substantivo feminino. [Filosofia] Princípio do ser, que é permanente, em oposição aos acidentes que mudam. Qualquer espécie de matéria, corpo: substância dura, mole. Natureza de uma coisa; essência: a substância não coincide com a aparência. A parte mais nutritiva dos corpos; força, robustez, vigor: as plantas tiram a sua substância da terra.
[Figurado]. Aquilo que há de essencial numa obra, num ato etc.; síntese, fundo: reter a substância do discurso…. relembramos seu trabalho fiel, seus atos em amor e sua firme esperança m nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Tessalonicenses 1:3 Paulo cita aqui a tríade básica da vida cristã que é a fé, a esperança e o amor, que é mencionada em outras partes do Novo Testamento (Rm 5.2-5; 1Co
13.13; Gl 5.5, 6; Cl 1.4, 5; Hb 6.10-12; 10.22-24; 1Pe 1.3-8, 21, 22).
Tríade=conjunto de três entidades, seres, objetos etc. de igual natureza; tríada,
trindade.
Destaco o texto de Heb. 10: Pois Deus não é injusto; não se esquecerá de como trabalharam arduamente para ele e lhe demonstraram seu amor ao cuidar do povo santo, como ainda fazem. 11 Nosso desejo é que vocês continuem a mostrar essa mesma dedicação até o fim, para que tenham plena certeza de sua esperança. 12 Assim, não se tornarão displicentes, mas seguirão o exemplo daqueles que, por causa de sua fé e perseverança, herdarão as promessas.
Hebreus 6:10-12: As obras realizadas por tais crentes, demonstravam a firmeza na fé.
Conforme o capítulo 3, verso 7, a fé que tinham, não era afetada pelas tribulações enfrentadas. Por isso, irmãos, apesar de nossos sofrimentos e dificuldades, ficamos animados porque vocês permaneceram firmes na fé.
1 Tessalonicenses 3:7: O amor abnegado deles era principalmente evidenciado pelo fato de sofrerem por causa do testemunho de Cristo Jesus. A esperança consistia em que mesmo sofrendo por causa de Cristo, continuavam a perseverar firmes na fé, na certeza do retorno de Cristo Jesus (1.6). Então era uma igreja substancial. Não era de “mentira” (pastel oco).
Para refletir: Temos sido uma igreja substancial? Temos perseverado nessa tríade básica da vida cristã?
A segunda marca de uma igreja saudável
2 Mantem sua essência – Vs 6: Assim, apesar do sofrimento que isso lhes trouxe, vocês receberam a mensagem com a alegria que vem do Espírito Santo e se tornaram imitadores nossos e do Senhor.
As notícias que Paulo recebeu por meio de Timóteo foram bastante confortadoras, animadoras a ponto dele, ao escrever esta carta, manifestar alívio pelo estado em que aquela igreja se encontrava (1Ts 3.1-10).
Apesar das perseguições e do pouco tempo de fé, essa igreja apresentava evidências de ser uma genuína Igreja de Cristo. Havia nela características que a identificava e a distinguia como uma igreja saudável.
Me faz lembrar o frasco de perfume que não perde seu aroma e essência. Como gosto muito de perfume, sempre quando vou à loja comprar um perfume aquele aroma do perfume preferido me vem à mente. É inesquecível!
Somos o aroma de Cristo que se eleva até Deus. Mas esse aroma é percebido de forma diferente por aqueles que estão sendo salvos e por aqueles que estão perecendo.
2 Coríntios 2:15
Para refletir: Temos crescido na essência da palavra? Temos exalado o perfume de Cristo por onde passamos?
A terceira marca de uma igreja saudável
3 Persevera na fé – Cap. 2:13: Portanto, nunca deixamos de agradecer a Deus, pois, quando vocês receberam de nós a mensagem dele, não consideraram nossas palavras
meras ideias humanas, mas as aceitaram como palavra de Deus, o que sem
dúvida são. E essa mensagem continua a atuar em vocês, os que creem.
1 Tessalonicenses 2:13: Fé me faz lembrar do guarda-chuvas, “é orar pedindo chuva em dia de sol, e levar o guarda-chuvas”. Por meio da fé que vocês têm, Deus os protege com seu poder até que recebam essa salvação, pronta para ser revelada nos últimos tempos. Portanto, alegrem-se com isso, ainda que agora, por algum tempo, vocês precisem suportar muitas provações.
Elas mostrarão que sua fé é autêntica. Como o fogo prova e purifica o ouro, assim sua fé está sendo experimentada, e ela é muito mais preciosa que o simples ouro. Isso resultará em louvor, glória e honra no dia em que Jesus Cristo for revelado.
Embora nunca o tenham visto, vocês o amam. E, ainda que não o vejam agora, creem nele e se regozijam com alegria inexprimível e gloriosa, pois estão alcançando o alvo de sua fé, a sua salvação.
1 Pedro 1:5-9. O teólogo Michael Horton vai dizer: “Onde há a palavra e o Espírito de Deus, há fé, e onde há fé, há uma igreja”. A substância e a essência, eram fruto da fé daqueles irmãos de Tessalônica.
Para refletir: Como está nosso gráfico da fé? Numa caminhada crescente, ou descendente? Espero que crescendo sempre!
A quarta marca de uma igreja saudável
É bem liderada – Cap. 5:12,13 Uma recomendação para a igreja em relação aos líderes:
Irmãos, honrem seus líderes na obra do Senhor. Eles trabalham arduamente entre vocês e lhes dão orientações. Tenham grande respeito e amor sincero por eles, por causa do trabalho que realizam. E vivam em paz uns com os outros.
1 Tessalonicenses 5:12,13: Lembrando das recomendações de Pedro para os líderes em sua primeira carta: Assim, peço-lhes que cuidem do rebanho que Deus lhes confiou com disposição, e não de má vontade; não pelo que lucrarão com isso, mas pelo desejo de servir a Deus.
Não abusem de sua autoridade com aqueles que foram colocados sob seus cuidados, mas guiem-nos com seu bom exemplo. E, quando vier o Grande Pastor, vocês receberão uma coroa de glória sem fim.
1 Pedro 5:2,3,4. O Apóstolo ressalta a importância do trabalho da liderança naquela igreja. Nos chama a atenção para o trabalho pastoral em nossa comunidade. Como temos conduzido o rebanho de Deus?
Uma exposição bíblica primorosa e eloquente não é suficiente para que as pessoas continuem frequentando os cultos e permaneçam unidas como igreja. É preciso mais… eles trabalham arduamente entre vocês e lhes dão orientações.
A quinta marca de uma igreja saudável:
É sustentável – Cap. 4:1: Finalmente, irmãos, pedimos e incentivamos em nome do Senhor Jesus que vivam para agradar a Deus, conforme lhes instruímos. Vocês já vivem desse modo, e os incentivamos a fazê-lo ainda mais,
1 Tessalonicenses 4:1: Essa palavra sustentabilidade me lembra a estufa das plantas, que é um lugar preparado para ser sustentável, água na medida, sol, vento, influência da lua, fertilizantes, e outros cuidados mais.
Hoje nunca se falou tanto em sustentabilidade, as empresas até ganham prêmios sendo sustentáveis. A Igreja tem a missão de ser esse lugar, essa estufa. Esse lugar de
crescimento para os membros.
A Palavra de Deus nos dá essa sustentabilidade, é nosso alimento diário, e o Espírito Santo faz a obra em nossa vida. Lembrando de Gálatas o que o Espírito produz: Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas Gálatas 5:22-23
Martinho Lutero. “A igreja nasceu pela palavra da promessa por meio da fé, e por essa mesma palavra é nutrida e preservada. Isso quer dizer que são promessas de Deus que formam a igreja e não a igreja que forma as promessas de Deus. Pois a palavra de Deus é incomparavelmente superior à igreja, e, nessa Palavra, a igreja, sendo uma criatura, não tem nada a decretar, ordenar ou fazer, mas apenas receber o decreto, acatar a ordem a ser feita. Pois quem gera os próprios pais”? Nossa igreja tem sido esse lugar? Igreja é um lugar de vida!
A sexta marca de uma igreja saudável
É modelo para outras igrejas – Vs 7-8 Com isso, tornaram-se exemplo para todos os irmãos na Grécia, tanto na Macedônia como na Acaia.
1 Tessalonicenses 1:7: Uma outra característica da igreja dos tessalonicenses, que a distinguia como uma igreja saudável, era a pregação do Evangelho. Os tessalonicenses, embora fossem neófitos (leigos), logo começaram a propagar o Evangelho. Eles aprenderam logo cedo a lição e a colocaram em prática. Conforme os versos 7-8, os tessalonicenses propagaram a palavra do Senhor pela Macedônia e Acaia.
Não somente anunciaram o Evangelho por meio de palavras, mas sobretudo em ações. O modo como viviam a fé para com Deus também ficou conhecido nessas duas regiões.
Paulo demonstra que passando por tais regiões, nada mais precisou acrescentar, visto que o testemunho dos tessalonicenses supria a necessidade de pregação do Evangelho.
Conforme 1.6, os tessalonicenses, tendo-se tornados imitadores de Cristo, passaram a ser modelo para os crentes das regiões mencionadas, fazendo discípulos entre eles. Para todas as épocas, a igreja dos tessalonicenses permanece como exemplo de uma igreja comprometida com o Evangelho de Cristo Jesus. Tal igreja apresentava características que a distinguia como sendo uma igreja saudável.
Era uma igreja contagiante! Charles Swindow em “A igreja desviada” vai dizer: “A igreja contagiante é formada por indivíduos que vivenciam os princípios bíblicos com tamanha transparência a ponto de fazer as pessoas interromperem seu ritmo alucinado e refletirem. Essas pessoas percebem que existe um lugar aonde vale a pena ir e um movimento do qual vale a pena participar”.
A sétima e última marca de uma igreja saudável
7 Mantém viva a esperança – Vs 10: Também comentam como vocês esperam do céu a vinda de Jesus, o Filho de Deus, a quem ele ressuscitou dos mortos e que nos livrará da ira que está para vir.
1 Tessalonicenses 1:10: O Apóstolo escreve no Cap. 4 sobre o arrebatamento da Igreja. A Igreja, além de cumprir seu propósito ela espera o dia em que estará com Senhor para sempre!
Aqueles irmãos esperavam por esse momento naquele tempo. Mas dormiram no Senhor, e aguardam o grande momento de serem transformados. Pouco se fala sobre o arrebatamento hoje em dia. Os sermões são sobre autoestima e coisas aqui dessa terra. Como se fossemos viver para sempre aqui. Muito “coach” e pouco evangelho. Essa igreja não somente pregava esse dia, mas vivia para ver esse dia! Amados, temos sido essa igreja? Temos regado essa esperança em nossos corações?
Hb 12.1-3 | 1 […] corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.
Que as lições que aprendemos com essa distinta Igreja dos Tessalonicenses, possa nos desafiar a viver como uma igreja saudável!
*Escrito por Rogério Antônio do Carmo, Igreja Casa de Oração em Maria Ortiz – Vitória (ES)