Os incêndios florestais começaram em bosques, mas os ventos levaram o fogo para zonas urbanas. Turquia sofreu 133 incêndios em 2021
A costa da Turquia, uma região turística, registrou ao menos cem focos de incêndio florestal ao logo dos últimos dias. Pelo menos seis pessoas morreram. Ondas de calor e baixa umidade do ar são fatores que propiciam incêndios florestais no Mediterrâneo. As autoridades turcas dizem que a área devastada pelo fogo desta vez é maior que o esperado.
Segundo informou o ministro turco da Agricultura e das florestas, Bekir Pakdemirli, dos 101 focos de incêndio registrados ao longo da semana, 91 já foram controlados. As temperaturas continuarão altas na região, em torno de 40ºC, após registrarem níveis recordes no mês passado. Em 20 de julho, o serviço de meteorologia registrou 49,1ºC no município de Cizre, no sudeste do país.
Na Grécia, onde os bombeiros tentavam pelo segundo dia apagar as chamas que castigam o noroeste do Peloponeso, em meio a uma onda de calor. Cerca de 20 casas foram queimadas, e oito pessoas ficaram feridas, no noroeste do Peloponeso, perto da cidade de Patras, informou a Defesa Civil grega.
Em julho de 2018, 102 pessoas morreram na cidade costeira de Mati, perto de Atenas, o pior número de mortos causado por um incêndio no país.
*Com informações de CNN e Folha uol