O Talibã estaria procurando Bíblia até em celulares e executando cristãos no Afeganistão. Mesmo antes do grupo tomar controle, país já era o 2º lugar mais perigoso para cristão no mundo
Desde que retomou ao poder no último domingo, 15, o Talibã está chocando o mundo com cenas de terror e de guerra no Afeganistão. Informações de agências internacionais afirmam que há informantes e espiões que estariam perseguindo cristãos no país e procurando a bíblia até no celular para executá-los.
Pessoas que possuam o app da Bíblia Sagrada instalado são mortas a sangue frio. Os relatos foram feitos pela SAT-7, uma organização que transmite programas cristãos para igrejas e cristãos no Oriente Médio e no Norte da África. Líder de igreja local diz que os extremistas pretendem exterminar os seguidores de Jesus do país.
- Algumas verdades sobre os cristãos no Afeganistão
- Nações Unidas pede que países não expulsem refugiados do Afeganistão
“Estamos ouvindo de fontes confiáveis que o Talibã exige telefones das pessoas e, se eles encontrarem uma Bíblia baixada em seu dispositivo, irão matá-los imediatamente. É incrivelmente perigoso agora para os afegãos ter algo cristão em seus telefones. O Talibã tem espiões e informantes em todos os lugares”, disse o presidente do SAT-7 na América do Norte, Dr. Rex Rogers, à agência de notícias ‘Religion News Service’.
Terror
O terror se instalou de maneira imediata após a evacuação das tropas militares dos Estados Unidos, determinada pelo presidente Joe Biden. Dessa forma, os cristãos locais evitam se comunicar uns com os outros, e praticamente não têm sido realizados cultos no país.
“Por ser muito perigoso buscar a companhia de outros cristãos, muitos crentes afegãos estão totalmente sozinhos, sem nenhum outro cristão com quem conversar. Nosso diretor local me disse: ‘A maioria não ousa frequentar uma igreja doméstica. Eles estão sozinhos, com medo e olhando para nós. Somos o último recurso deles’”, explicou Rogers, segundo o site Religion News Service.
Perseguição aos cristãos
Mesmo antes do grupo radical islâmico tomar controle do país, o Afeganistão era o segundo lugar mais perigoso para os cristãos praticarem sua fé, atrás da Coreia do Norte, de acordo com a Lista Mundial da Perseguição, feita pela organização Portas Abertas.
Nossos irmãos e irmãs em Cristo estão nos dizendo como eles estão com medo. Nas áreas que o Talibã agora controla, as meninas não podem ir à escola e as mulheres não podem deixar suas casas sem um companheiro”, disse uma fonte que teve a identidade mantida em sigilo pelo ‘Religion News Service’ para evitar represálias.
No país, renunciar ao Islã pela fé cristã, era punível com morte, prisão ou confisco de propriedade. “Antes do governo do Talibã, os cristãos já tinham muita dificuldade em viver de acordo com sua fé, pois tinham que mantê-la em segredo de suas famílias por medo de serem evitados ou, pior, mortos”, disse o Samuel, Diretor de Campo do Portas Abertas para a Ásia.
“Agora que o Taleban está no poder, sua vulnerabilidade aumenta dez vezes. Seria quase impossível ser um seguidor de Jesus neste país”, continuou Samuel.
*Com informações de rede de TV cristã SAT-7 e Religion News Service