Escultura de 38 metros de altura é a terceira maior representação de Cristo do mundo. Estátua de 1.145 toneladas foi construída para resistir a ventos de 250 km/h
Imagem mais famosa do Brasil, o Cristo Redentor completa 90 anos, e a história da sua construção ainda é pouco conhecida dos brasileiros. Eleito em 2007 uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o monumento coleciona números superlativos.
“É a história do Brasil que está ali. Envolve a política, a república, a monarquia, o Getúlio Vargas, que inaugurou (a estátua),” afirma Rodrigo Alvarez, jornalista e autor do livro Redentor, lançado para o aniversário do Cristo Redentor. “Há um grande contexto brasileiro no Cristo Redentor. Não é à toa que quando tem um problema no Brasil, as revistas internacionais colocam o Cristo na capa. O Cristo é a imagem do Brasil”, conclui.
A escultura foi reproduzida em concreto armado e revestida em pedra-sabão. Grupos de mulheres se reuniam na casa paroquial para fazer os mosaicos que eram posteriormente aplicados na estátua. Muitas escreveram os nomes de namorados e outras pessoas queridas atrás das pecinhas.
A qualidade da obra impressiona a arquiteta e escultora Cristina Ventura, coordenadora da mais recente restauração do Cristo.
“Os engenheiros, os arquitetos, os escultores foram audaciosos do mesmo jeito que toda aquela galera que ficou aqui, sem EPI (equipamento de proteção individual), com um desejo enorme. Eu fico imaginando isso quando nós, da equipe, fazemos as coisas com tanto amor, imagina pra eles que estavam construindo o Cristo Redentor. Que tipo de compromisso que essa galera não tinha aqui, sabe?”, reflete Cristina.
O Cristo Redentor em números
Estátua – 30 metros de altura
Pedestal – 8 metros de altura
Monte Corcovado – 710 metros acima do nível do mar
Cabeça – 3,75 metros e pesa 30 toneladas
Pés – 1,35 metro, cada um
Mãos – 3,2 metros, cada uma
Coração no peito da estátua – 1,30 metro*
Distância entre os braços – 28 metros
Braços – pesam 57 toneladas, cada um
Peso total – 1.145 toneladas
Revestimento – milhares de triângulos de 3 centímetros de pedra-sabão
*O coração estilizado para representar o Sagrado Coração de Jesus é o único elemento que na parte interna também é revestido de pedra-sabão.
Para o aniversário de 90 anos foram feitos reparos emergenciais em partes que haviam sido danificadas pelas intempéries: trechos do manto, dedo direito e parte frontal da cabeça. Além disso, como parte da manutenção preventiva, o Cristo ganhou uma estação meteorológica, que vai medir os ventos que atingem a estátua. Ganhou também para-raios reforçados.
*Com informações de Agência Brasil