Copacabana, no Rio de Janeiro recebe desafio que incentiva na luta contra o câncer de mama. Evento será neste domingo, 17, a partir das 7h
Uma em cada 10 vítimas do câncer de mama poderia ter a vida poupada se praticasse atividade física ou uma caminhada de 30 minutos por dia. E esse mês é celebrada a campanha em prol da doença: o Outubro rosa. Este é também o foco do Desafio Superação, realizado pela igreja Adventista.
Evento, que é promovido pelo projeto Missão Mulher, esta na sua segunda edição, acontece em três estados e uma das concentrações será em Copacabana, no Rio de Janeiro, neste domingo, 17. E vai contar com mais de 2,2 mil participantes.
Cada inscrito escolhe o percurso de sua preferência, se exercita, marca seu tempo em um relógio e envia para a organização da corrida. Tudo de forma virtual! Durante o evento, que começa às 7h, serão distribuídos 1 mil copos d’água, panfletos com orientações sobre os cuidados com a saúde da mulher e a entrega de 300 lenços doados pelos alunos do Colégio Adventista de Duque de Caxias para o Instituto Nacional do Câncer – INCA.
“Realizar a ação em Copacabana favorece em alguns aspectos: a segurança ao longo da orla para as três modalidades, além da grande concentração de famílias que tiram o domingo para o lazer, o que possibilita também a distribuição de panfletos, livros e água”, descreve Adjane Firme, líder das Mulheres da Igreja Adventista na região central do Rio de Janeiro.
História de Superação
Uma das participantes deste ano, em Copacabana, descobriu o câncer de mama em 2018 e participou da primeira edição do Desafio Superação. “Eu tinha apenas 1 ano e 10 meses de operada e curada. O Desafio foi algo que eu sempre quis fazer. Ali eu pude sentir o apoio de pessoas que não tiveram nenhuma doença como eu, mas este apoio me emocionou muito”, afirma Alessandra, que mantém consultas trimestrais e medicação oral diária.
Alessandra Monteiro dos Santos é casada com o Marcelo há 30 anos e tem dois filhos: Marcelle e Marlon. “Ninguém se preparada para a notícia de estar com um câncer. É sempre um golpe muito forte. Aquele laudo parecia um soco no meu estômago. Estava dirigindo e chorei tanto que precisei parar o carro para me acalmar, isso levou uma hora”, relembra Alessandra.
Ela contou com o apoio de toda sua família. Seu esposo, sempre presente em todos os momentos, ajudava-a fortalecendo sua fé em Deus. “O câncer não é uma notícia fácil, só quem recebe para saber. Mas Deus nos ajuda a manter a fé e a esperança de que Ele cuida dos Seus filhos. Foi esta certeza que me manteve e mantém firme até hoje”, destaca Marcelo Marques dos Santos.
Alessandra mudou radicalmente a sua alimentação, deixou de lado os alimentos de origem animal e passou a consumir muitas frutas, legumes e verduras. Além disso, passou a se exercitar todos os dias. Para ela, estas mudanças fizeram toda a diferença na sua saúde.
“No dia da minha cirurgia o tumor havia diminuído meio centímetro. Para os médicos, parecia ser um erro de imagem, mas para mim, foi o milagre de Deus acontecendo. Eu participei do Desafio Superação em 2020 e isso foi um marco de recomeço na minha vida. O apoio das pessoas foi fundamental, fiquei emocionada”, afirma Alessandra, que mantém acompanhamento médico trimestral e medicação oral diária.