Grupo extremista islâmico escreveu à comunidade cristã exigindo que fechem as igrejas ou se arrisquem a ataques ferozes
Membros da equipe do Portas Abertas na África Ocidental pedem oração urgente pela Igreja no estado de Zamfara, norte da Nigéria. De acordo com um relatório do Sahara Reporters (SR), um grupo radical escreveu à comunidade cristã naquele estado para fechar igrejas ou arriscar ataques “ferozes”.
O porta-voz do comando da polícia, Mohammed Shehu, disse a um correspondente do Sahara Reporters que a polícia estava ciente da carta de ameaça. “Sim, posso confirmar que é verdade, uma carta de ameaça foi enviada aos cristãos no estado de Zamfara para impedir o culto e fechar igrejas. Na verdade, a polícia informou os líderes cristãos sobre a ameaça.
Por conseguinte, o comando convidou a liderança do Associação Cristã da Nigéria no estado para discutir medidas de segurança em torno das igrejas. Nesse sentido, um esquadrão especial foi criado pelas autoridades para patrulhar e proteger os fiéis, especialmente aos domingos. Além disso, pessoal à paisana foi destacado para coleta de inteligência e para desvendar aqueles por trás da carta de ameaça”, disse ele.
- Milhares de pessoas se reúnem para ouvir sobre Jesus na Nigéria
- 140 crianças são sequestradas em escola na Nigéria
Um líder da igreja que falou com SR anonimamente disse que as igrejas de Zamfara receberam um ultimato de três anos para fechar todas as igrejas no estado. O líder da igreja se referiu à ameaça como vindo de um grupo Fulani, mas não há mais detalhes disponíveis da investigação oficial.
“Algumas igrejas foram listadas para ataque entre agora e o final de dezembro, embora as igrejas que seriam atacadas de acordo com o grupo que escreveu a carta estejam localizadas na periferia da cidade, mas acreditamos que seja apenas um truque. Mesma carta também foi copiado para a Polícia, Departamento de Serviços de Estado, Corpo de Segurança e Defesa Civil da Nigéria e outras agências de segurança e todos eles confirmaram o recebimento da carta.
Segurança
A polícia do estado instruiu os cristãos a intensificar a segurança em todos os locais de culto, casas de pastores, outros centros cristãos. A Associação Cristã da Nigéria no estado de Zamfara também orientou todas as igrejas a não realizar atividades após as 17 horas nos próximos três meses “, disse o líder da igreja.
O líder da equipe do Portas Abertas para o trabalho na África Ocidental, Suleiman M* descreveu a ameaça como extremamente confiável e um desenvolvimento muito preocupante.
“Nas últimas semanas, nossa equipe de pesquisa alertou sobre o aumento da probabilidade de ataques contra cristãos na época do Natal. Há motivos para acreditar que a ameaça se espalhará para outros estados do noroeste, como Sokoto, Kebbi, Katsina, Níger e Kano . Por favor, ajude-nos espalhando a palavra e levantando oração por nossos irmãos e irmãs nessas regiões”.
*Com informações de Portas Abertas