No livro, o casal ensina como construir diariamente uma vida feliz e equilibrada a partir das experiências com Deus
Aristóteles associava a felicidade a uma vida com propósitos e ao exercício intelectual. Epicuro entendia que ela está relacionada à paz mental. Já Marco Terencio Varrao, filósofo romano, a interpretou de 228 maneiras distintas. No lançamento da Editora Vida, Ana Paula Valadão Bessa e Gustavo Bessa contribuem com o debate a partir das experiências com Jesus e da leitura da Bíblia Sagrada.
O teólogo e a líder do Diante do Trono, grupo musical que revolucionou a adoração contemporânea brasileira a partir de 1998, dividem O caminho da felicidade em seis capítulos e dois apêndices: passam pela descrição do caminho da felicidade feita por Jesus no Sermão do Monte, pela compreensão que o apóstolo Paulo tinha sobre o assunto e pela importância do descanso.
- 10 passos para resolver brigas no relacionamento conjugal
- Jackie Hill-Perry: Por que às vezes é tão difícil crer?
A partir do quinto capítulo, os autores mostram qual a relação da identidade, trabalho e casamento com a felicidade. Ana detalha a crença que nutria sobre o significado de “felizes para a sempre” e como compreendeu que, na verdade, ele é uma construção diária.
Perguntas e conselhos sobre a vida a dois são direcionados para o leitor de forma personalizada para homens e mulheres, como é destacado no trecho a seguir:
Para os maridos, tenho conselhos importantíssimos, de acordo com o tipo de homem que você é. Para os solteiros, deixo as seguintes perguntas: será que essa mulher é o tipo que eu preciso para me completar?
Vou amá-la e aperfeiçoá-la como Cristo faz com a igreja² ou vou sufocá-la e impedir que seja quem Deus a criou para ser? (O caminho da felicidade, p. 123)
Quem contribui com o conteúdo dos apêndices é Rita França, gestora do Diante do Trono, e Carlos França, responsável pelo pastoreio dos missionários da Missão Diante do Trono (DT). Outros nomes que endossam a obra são: Jonatas e Ana Lúcia Câmara, pastores da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas; Talitha e Arthur Pereira, líderes da Igreja do Amor; Luciano Subirá, líder da Orvalho.com; e Larry e Devi Titus, do Kingdom Global Ministries, Ministérios Globais do Reino, nos Estados Unidos.