Para nossos dias, precisamos substituir a tristeza pela alegria, pensar no que nos espera, as coisas desse mundo são passageiras, inclusive nossa frágil vida
Romanos 12:12. Alegrem-se em nossa esperança. Sejam pacientes nas dificuldades e não parem de orar. (Em outra versão vai dizer “perseverem na oração”). Nesse Cap. 12 da carta aos Romanos, o Apóstolo Paulo orienta àquela amada igreja em vários aspectos da vida Cristã.
São várias ordens, advertências, instruções sobre o viver diário como cristãos. Se observarmos ao longo do capítulo ele utiliza vários verbos no modo imperativo. Gostaria de extrair apenas desse verso 12 alguns estímulos para nossa vida.
1 – Alegrem-se na esperança
Palavra difícil de se praticar para o nosso contexto do tempo presente. Pelo menos da perspectiva de quem não é cristão. Que esperança é essa na qual Paulo está se referindo? Lembrando que “esperançar” é diferente de “esperar”.
- Outros Estudos Bíblicos: Não fique derrotado
Segundo o dicionário: Esperançar é almejar, sonhar, buscar, agir, ou seja, é contrário de esperar passivamente. Quando estamos sem forças, precisamos ter esperança, que é diferente de ficar esperando, esperançar é sonhar, é definir o que se quer, e o como irá alcançar, então esperançar passa a ser uma força que nos torna resilientes.
Rom. 5:2 Foi por meio da fé que Cristo nos concedeu esta graça que agora desfrutamos com segurança e alegria, pois temos a esperança de participar da glória de Deus.
E essa esperança quem nos garante é o próprio Deus. Vs 5 e essa esperança não nos decepcionará, pois sabemos quanto Deus nos ama, uma vez que ele nos deu o Espírito Santo para nos encher o coração com seu amor.
Então essa esperança, não vem de coisas terrenas, não vem recursos humanos, não é pela nossa pura e simples “resiliência”, mas por que temos alguém que nos confirma essa esperança em nossos corações que é o
Espírito Santo.
Para nossos dias, precisamos substituir a tristeza pela alegria, pensar no que nos espera, as coisas desse mundo são passageiras, inclusive nossa frágil vida. O que está no por vir, deve ser o que pauta nossa jornada.
Como já dizia o cântico: A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus, a verdadeira paz só tem aquele que já conhece a Jesus… Então “Alegrem-se em nossa esperança”
2 – Sejam pacientes nas dificuldades
(Dificuldades em algumas versões: tribulação = Evento ou situação aborrecida, desagradável; aflição, tormento, adversidade; atribulação: passou por numerosas tribulações. Sensação de tristeza, de aborrecimento, ocasionada por um dissabor ou por um desgosto; dor, infelicidade, amargura).
Assim como a alegria, a paciência é um dos frutos do Espírito registrado em Gálatas 5:22. Se temos o Espírito Santo em nós, ele nos ajuda a gerar e a desenvolver esse fruto, essa característica. Talvez essa seja uma das coisas mais difíceis de se desenvolver para um ser humano. Essa palavra paciência tem um ingrediente que é fundamental para a vida: que é a palavra “suportar”.
Paciência segundo o dicionário:
Característica de paciente, de quem não perde a calma ou suporta algo sem reclamar: a paciência me fez vencer na vida. Virtude que faz suportar algo sem perder a calma; que aguenta com tranquilidade uma eventualidade, tristeza, ação maldosa; resignação.
Isso não significa ser covarde, mas agir com sabedoria em situação adversa. Manter a calma, a serenidade, que só conseguimos através de Deus. O próprio Senhor em Jesus orou no momento mais difícil de sua vida humana. Ele sempre buscava a presença do Pai.
Jó nos estimula a enfrentar a adversidade com paciência. Jó não entendia as causas de seu sofrimento. Ele não sabia o que estava acontecendo nos bastidores com Deus e Satanás, mas Jó suportou pacientemente.
Então Jó se levantou e rasgou seu manto. Depois, raspou a cabeça, prostrou- se com o rosto no chão em adoração e disse: “Saí nu do ventre de minha mãe, e estarei nu quando partir. O Senhor me deu o que eu tinha, e o Senhor o tomou. Louvado seja o nome do
Senhor! ”. Em tudo isso, Jó não pecou nem culpou a Deus. Jó 1:20-22 Talvez essa seja a maneira mais madura de se ver a vida do ponto de vista daquilo que merecemos!
Outros exemplos:
Tiago 1:19 – Entendam isto, meus amados irmãos: estejam todos prontos para ouvir, mas não se apressem em falar nem em se irar. Prov. 16:32 – É melhor ser paciente que poderoso; é melhor ter autocontrole que conquistar uma cidade.
Em tempos de aflição precisamos manter a serenidade e nos concentrarmos, mantermos os olhos fixos naquele que é Senhor do impossível.
3 – Não parem de orar – (em outra versão: perseverem)
Dá a ideia de insistir, não desistir, prosseguir, permanecer, avançar, não abrir mão “de”. Aqui ele coloca o cerne da vida do cristão. Orar! Falar com Deus. Dizer a Ele o que sinto, o que preciso. É lançar sobre Ele a minha ansiedade.
Fala de relacionamento com o Eterno. O arquiteto do universo, é acessível a nós. É propício a nós. Lembram-se de Ana? Ana estava muito angustiada e chorava sem parar enquanto orava ao Senhor.
1 Samuel 1:10
No devido tempo, Ana engravidou e teve um filho. Ela lhe deu o nome de Samuel, e disse: “Eu o pedi ao Senhor”.
1 Samuel 1:20
O verso 19 diz que “e o Senhor se lembrou dela”. Perseverança era uma das coisas que aprendemos com a igreja primitiva. E perseveravam…
Que essas três palavras venham a nos estimular a viver uma vida de confiança em nosso Deus! Paulo termina a carta: Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vocês. Amém. Toda a glória seja a Deus, que pode fortalecê-los, como afirmam as boas-
novas – Romanos 16:24,25. Alegria, paciência e perseverança! Amém!
*Escrito por Rogério Antônio do Carmo, Igreja Casa de Oração em Maria Ortiz – Vitória (ES)