Último culto aconteceu dia 24 de abril e foi transmitido pelo Facebook. Além da falta de dinheiro, organização da Igreja Presbiteriana de Gulfport alega falta de membros
Depois de 75 anos, os membros da igreja Presbiteriana de Gulfport, na Flórida se reuniram pela última vez no dia 24 de abril. Organização alega a pouca adesão de pessoas e falta de dinheiro para o funcionamento da mesma. Mas o último culto da igreja com seus 19 membros reunidos foi transmitido pelo facebook. (Veja abaixo).
A igreja é uma das mais antigas da cidade. A decisão de fechar as portas foi em setembro, após muitos membros – já idosos – morrerem. A instituição ainda tentou atrair novos membros mas não conseguiu. Então, os que ficaram decidiram que era hora de fechar.
“Há um tempo para tudo. Um tempo para nascer, morrer, tempo para plantar e para arrancar, tempo para procurar e para desistir, um tempo para manter e para jogar fora”, disse Marsha Rydberg no culto final. “Você não pode ter uma igreja sem dinheiro e pessoas”, disse um membro de longa data, que serviu por cerca de 50 anos na igreja.
Boas lembranças
Nos anos 60, 70 a igreja estava no auge. Segundo o site Christian Post, não era necessário fazer esforço para encontrar pessoas. Pastora de longa data na igreja, rev. Micki Robinson, 66 anos, lembrou que tocava sua harpa no centro de Gulfport’s First Friday Art Walks para atrair novos membros.
“Eu tocava apenas para que as pessoas soubessem que existimos. Mas a comunidade mudou e o mundo mudou. As pessoas entravam e viam pessoas idosas, não perceberam o quão jovens eram em atitude”, contou a pastora.
Mas ao longo dos anos começou a perder muitos jovens. A congregação ainda tentou várias estratégias para conquistar novos membros, mas não foram suficientes.