Além das mortes, três cristãos ficaram com ferimentos graves. Ataque aconteceu igreja Full Gospel Church, no distrito de Kombolcha, Etiópia
Um drone atingiu a igreja Full Gospel Church, no distrito de Kombolcha, Etiópia, e deixou oito mortos e três feridos. O caso aconteceu durante um culto na última segunda-feira, 25.
Segundo um pastor e um representante da igreja, que preferiram o anonimanto, três pessoas ficaram com ferimentos graves e estão recebendo tratamento médico no hospital da cidade de Kombolcha.
Entre os mortos estavam dois jovens artistas: Damena Lika, de 22 anos, e Dugasa Wakee, de 21 anos. “A perspectiva para os sobreviventes é sombria”, disse o representante da igreja ao portal de notícias Addis Standard.
Uma testemunha que mora no vilarejo de Baro confirmou o ataque de drones à igreja que resultou na morte de cristãos. O informante disse que a situação no distrito ficou sob “intensa hostilidade” entre o grupo radical Exército de Libertação Oromo (OLA, da sigla em inglês) e tropas do governo que continuou até a manhã de terça-feira.
Insegurança crescente
Desde então, a cidade foi tomada pelo silêncio. Nem carros ou pessoas circulam pelas ruas com receio dos embates violentos entre o OLA e as forças do governo. O informante também relatou que os habitantes do vilarejo de Baro, incluindo os membros da igreja atingida, foram impedidos de participar do funeral das oito vítimas fatais do ataque.
O conflito entre o grupo radical e as forças federais não é novidade. A frequência de ataques de drones na região de Oromia aumentaram consideravelmente, especialmente após as tentativas malsucedidas de cessar-fogo.
No começo de outubro deste ano, ao menos 12 pessoas foram mortas em dois ataques atribuídos às forças do governo na região de Oromia. A insegurança preocupa a população, dado o número de civis diretamente impactados. Muitos foram obrigados a fugir de casa e se tornarem deslocados internos em distritos vizinhos.
*Informações de Portas Abertas