O presídio federal de segurança máxima onde aconteceu as fugas de 2 presos está em Mossoró (RN). Local abriga líderes de facções criminosas
Dois presos escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró, unidade de segurança máxima no interior do Rio Grande do Norte. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social auxilia nas buscas.
É a primeira fuga registrada na história da rede penitenciária federal, onde estão líderes de facções como Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC). Os foragidos são Deibson Cabral Nascimento (adeusinho) e Rogério da Silva Mendonça (Tatu), ambos do Acre.
- Leia também: Brasil registra a maior produção de ovos da história
São cinco presídios do tipo no País: além de Mossoró, há unidades em Catanduvas (PR), Campo Grande, Porto Velho e Brasília. A primeira delas, no Paraná, foi inaugurada em junho de 2006.
“Foi autorizado o pouso inclusive dentro do próprio presídio”, disse ao Estadão o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo. O local está sendo usado como uma base para as buscas aéreas. Segundo ele, também houve incremento no policiamento nos arredores de Mossoró.
O Rio Grande do Norte não registra fugas em suas unidades prisionais desde 2021, segundo dados oficiais. Alguns anos antes, em 2017, o Estado assistiu a uma rebelião generalizada na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, em ofensiva que deixou ao menos 26 presos mortos.
*Informações de agência estado