Acusado de ocultar abusos sexuais cometidos por seu pai décadas antes, Brian Houston resolveu se afastar do cargo de liderança da Hillsong
O líder da Hillsong, a megaigreja australiana que atrai multidões de jovens e celebridades no mundo, renunciou ao cargo de líder global da denominação. Em uma declaração no site da Hillsong, ele disse que vai permanecer ausente pelo resto deste ano, enquanto enfrenta o julgamento por supostamente ocultar abusos sexuais cometidos por seu pai décadas antes.
“No ano passado, recebi notícias inesperadas de acusações contra mim que alegam ocultar informações que podem ter sido relevantes para processar Frank Houston. Essas alegações foram um choque para mim, e é minha intenção defendê-las vigorosamente. Então, concordei em me afastar de todas as responsabilidades do ministério até o final do ano”, disse Houston à igreja em um comunicado neste domingo.
Em uma declaração ao The Christian Post através da Hillsong na época, Houston expressou “choque” com as acusações. “Essas acusações foram um choque para mim, dado o quão transparente eu sempre fui sobre esse assunto”, disse ele. “Eu professo veementemente minha inocência e defenderei essas acusações, e agradeço a oportunidade de esclarecer as coisas”.
Houston explicou no comunicado deste domingo que, durante uma reunião do conselho de dezembro, o consultor jurídico externo da Hillsong aconselhou que “seria a ‘melhor prática’ para mim me afastar completamente da liderança da igreja durante os procedimentos judiciais”, que provavelmente serão retirados e levados até a maior parte de 2022.
Por conta do afastamento de Brian, Phil e Lucinda Dooley serão os novos pastores globais interinos. “Os Dooleys são muito amados por muitos em nossa igreja, tendo servido com sucesso como nossos pastores de jovens na Austrália por muitos anos. Nos últimos 13 anos, eles, com sua família, residiram na África do Sul e criaram uma fenomenal Igreja Hillsong multi-campus”, disse.
*Com informações de The Christian Post