O hinário mais conhecido do Brasil conta com 640 hinos edificantes: “um patrimônio espiritual que Deus colocou em nossas mãos”, declarou o pastor José Welington Bezerra da Costa
O templo da Assembleia de Deus em Cuaibá (MT) realizou um culto memorável nesta quarta-feira, 20. Foi a celebração dos 100 anos da Harpa Cristã no Brasil, o hinário mais conhecido do país.
A cerimônia aconteceu durante a 45ª Assembleia Geral Ordinária da Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB), e conta com uma programação especial conduzida pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).
Chamado como o hinário pentecostal, a Harpa Cristã reúne obras musicais que expressão devoção, gratidão e são verdadeiras conexões com o Criador. Além disso, o hinário continua sendo o de impulsionar a evangelização dos ensinamentos de Jesus Cristo.
“Os hinos da harpa não envelhecem. Cada hino serve como bálsamo do Senhor para o coração contrito. Os hinos foram compostos por pessoas que tiveram experiências pessoais com Deus. Cada um tem sua história. E isso nos leva a receber cânticos de louvor e agradecimento ao Senhor, São 100 anos de louvor a Deus”, disse pastor José Wellington, presidente da CGADB.
Hinário centenário
Lançada em 1922, na cidade de Recife (PE), a Harpa Cristã é o hinário oficial das Assembleias de Deus no Brasil. O copilado conta com 636 cânticos espirituais escritos por diversos autores, e tem canções para todas as ocasiões: oração, busca pelo Batismo no Espírito Santo e em Águas, Santa Ceia, culto Fúnebre, dentre outros.
Tratam-se de obras musicais que expressam devoção, gratidão e são verdadeiras conexões com o Criador. Outras denominações evangélicas também a utilizam como hinário oficial, principalmente as neopentecostais.
Um hinário diferenciado! Para o maestro Paulo Tomchaca, há alguns hinos que só tem na Harpa Crista, como exemplo, “Santo, Santo és Tu Senhor”. “É impossível gostar somente de um”, afirma ele. Mas um dele foi marcante em sua vida. “‘Já achei uma flor gloriosa'” foi cantado no momento do meu batismo, e no velório de minha vó, cigana convertida e salva pelo Senhor, contou.
Testemunhos
Ao longo dos anos, tantas pessoas ouviram os hinos e foram impactadas com suas mensagens. Os hinos são a expressão de doutrinas bíblicas, que são ensinadas a sucessivas gerações. Através deles, os crentes são convocados a adorar o rei do universo. São letras e melodias que nos fazem lembrar da obra redentora de Jesus na cruz.
“Eu achei bonito os crentes cantando. Fui na igreja para ouvir e eles cantavam o hino ‘Foi na cruz’ e quando o pastor fez o apelo, aceitei Jesus como Salvador. Aquele dia foi o mais feliz da minha vida. Não me arrependo pois Jesus mudou a minha vida completamente”, contou Marina Pereira de Farias, do Rio de janeiro.
Ao longo dos seus 100 anos, a Harpa cristã tem conectado uma geração de crentes com Deus por meio de seus louvores. Cada estrofe de seus hinos nos lembra quem somos, a quem pertencemos e qual a nossa missão, que é pregar a Cristo até que ele venha.
Muitos já foram edificados e curados através de seus louvores, como o da missionária Lindaura Moreira, da Paraíba.
“Eu ouvi sempre cantar o hino 7 da Harpa, que Cristo cura sim. Isso era uma repetição constante minha em meio a enfermidade que enfrentava. Então o presbítero orou por mim e Deus fez um milagre em minha vida. Cristo realmente cura”, relatou.