Existem dois caminhos a seguir: Céu ou inferno!
Eclesiastes 9:1-12! Quem era Salomão: Rei de Israel filho e sucessor do rei Davi? Deus concedeu a Salomão grande sabedoria e entendimento, e conhecimento tão vasto quanto a areia na beira do mar. Sua sabedoria era maior que a de todos os sábios do Oriente e de todos os sábios do Egito.
Ele era mais sábio que qualquer outra pessoa, incluindo Etã, o ezraíta, e Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol. Sua fama se espalhou por todas as nações vizinhas. Compôs 3.000 provérbios e escreveu 1.005 canções. 33 Podia falar com entendimento sobre plantas de toda espécie, desde o grande cedro do Líbano até o pequeno hissopo que cresce nas fendas dos muros. Também tinha conhecimento de animais, aves, répteis e peixes.
Reis de todas as nações enviavam seus representantes para ouvirem a sabedoria de Salomão.
- Outros estudos bíblicos: Marcas de uma igreja saudável
1 Reis 4:29-34
A vida é passageira – No início do livro Salomão dá muita ênfase na vaidade dessa vida.
Vaidade: substantivo feminino/ qualidade do que é vão, vazio, firmado sobre aparência ilusória. Valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros.
Alguns versos chaves:
Eclesiastes 1:2: “Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade”.
Eclesiastes 1:18: “Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência
aumenta tristeza.”
Eclesiastes 2:11: “Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol.”
Eclesiastes 12:1: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer.”
Leitura do Cap. 9
Nesta terra todos tem o mesmo destino; A morte! Jó diz no cap. 5:6,7:
6 – porque a aflição não procede do pó, nem a tribulação brota da terra;
7 – mas o homem nasce para a tribulação, como as faíscas voam para cima.
O homem debaixo do sol – é o ser humano natural, entregue a si mesmo, seguindo suas vontades, buscando satisfazer seu ego, ou seja, um ser humano sem Deus.
Geralmente, este homem busca três coisas:
1. Estudar: tentando descobrir algo novo (Ecl. 1.4-11); filosofia, sociologia, a ciência da
tecnologia. (Ecl. 1.17,18);
2. Divertir-se (Ecl 2.1-3) sair com os amigos, curtir uma praia, um cinema, parque de
diversões, shopping, um game, esportes, rock, bebidas e etc…
3. Trabalhar para prosperar. (Ecl. 2.4-11). O ganha pão de cada dia, comprar uma casa ou apartamento, um carro, roupas, comida, viagens e etc…
Obs.: Estudar, divertir e trabalhar não é errado, mas se minha vida se basear ou se pautar apenas nessas coisas, sem nos preocuparmos em agradar a Deus, aí sim, estamos com sérios problemas.
Tudo isso pode ser muito bom se estivermos vivendo atentos à palavra do Senhor (Prov.
4:20) Filho meu, atenta para as minhas palavras; inclina o teu ouvido às minhas instruções.
No decorrer de Eclesiastes vemos Salomão orgulhoso, prepotente, poderoso, porém
frustrado e amargurado, pois não está mais priorizando Deus na sua vida. Ao final do livro, Salomão mostra sua verdadeira sabedoria que pediu e recebeu do Senhor, anos antes (I Reis 3.9)
9 Dá a teu servo um coração compreensivo, para que eu possa governar bem o teu povo
e saber a diferença entre o certo e o errado. Pois quem é capaz de governar sozinho este
teu grande povo?”.
Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos – No Cap. 12:13 podemos perceber a
mudança ocorrida em Salomão, quando se apercebeu que longe do Senhor não há vida
verdadeira. Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem.
Eclesiastes 12:13
Destino comum a todos? No verso 2 diz que “não importa se o homem é bom ou não, seu fim será o mesmo. Salomão só vê maldade no coração humano, percebe-se uma certa depressão em sua vida.
Mas percebe que há esperança. (V4) o que ele vislumbra é que, estar sob o sol, é estar
longe da presença de Deus – aí há, fatalmente um fim desastroso esperando o ser humano.
Quando estamos na presença de Deus algumas coisas acontecem
1. Inicia-se uma nova vida – recebe perdão imediato – I João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça. II Cor. 5:17 – pelo que se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
2. Atitudes são percebidas na vida do indivíduo: humildade, doçura, temperança,
domínio próprio, se lembram do fruto do Espírito? Gal. 5:22,23 – o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio;
O que Salomão parece pretender em Eclesiastes é dizer: “olha , eu pensei que viver sem
Deus e com Deus era tudo a mesma coisa, não valia a pena.
Tive toda a condição de tentar dos dois jeitos, e cheguei à seguinte conclusão: sem Deus,
não há vida verdadeira”. Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. Eclesiastes 12:13
Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.
Provérbios 14:12. “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem”.
Eclesiastes 12:13: Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto. Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.
Isaías 55:6-7: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. João 3:16-18: Existem dois caminhos a seguir: Céu ou inferno!
*Escrito por Rogério Antônio do Carmo, Igreja Casa de Oração em Maria Ortiz – Vitória (ES)