Documentário mostra o período antes da ascensão dos grandes reis da Bíblia. A Era dos Juízes será exibido na emissora neste domingo, 20
Neste domingo, 20 a Record TV vai exibir o documentário “A Era dos Juízes”. Programa vai mostrar uma expedição da equipe da emissora pelas cidades da Terra Santa, que ajudam a recontar o período antes da ascensão dos grandes reis.
Há cerca de 3 mil anos, os juízes buscavam mais do que Justiça. Eles foram os principais líderes de Israel em um momento de muita turbulência, exercendo influência política e espiritual.
“Se pegarmos uma linha do tempo, os juízes estão justamente como um hiato entre a chegada do povo de Israel na Terra de Canaã e a instituição da monarquia”, explica o arqueólogo brasileiro Rodrigo Silva.
- Os vencedores do Troféu Gerando Salvação 2021
- Filme “Ilumine o seu mundo” leva milhares de pessoas a conversão
Em uma pequena cidade de Israel, fragmentos de um vaso de cerâmica milenar ajudam a remontar a história. “A gente vasculhou toda a área e achou mais e mais pedaços, como um mosaico. Na restauração, nós conseguimos formar uma inscrição. Foi muito empolgante – relata Saar Ganor, arqueólogo da Autoridade de Antiguidades de Israel.
Santuário
O documentário mostra também uma réplica desse santuário em São Paulo. Uma reprodução fiel em cada detalhe, com destaque para a famosa Arca da Aliança, que ficava em uma parte especial do templo e guardava as tábuas dos Dez Mandamentos.
No período do juiz Eli, o Tabernáculo foi local de grandes provas de fé, como a oração de Ana, uma mulher que não podia engravidar. Ela promete que, se seu sonho se realizar, irá entregar o filho a Deus. É o começo da trajetória de um dos grandes juízes de Israel: Samuel. “O Tabernáculo era uma forma de Deus se mostrar presente em meio ao povo”, afirma Rodrigo Silva.
Povo que desafiou Israel
A produção também detalha os segredos e a força do povo que desafiou os israelitas: os filisteus. Construções e artefatos revelam o surpreendente poder bélico desta nação. A equipe chega a territórios que foram dominados por esses guerreiros e guardam vestígios dessa presença até hoje.
“Os filisteus eram muito avançados. As cidades filisteias eram bem maiores e apresentavam estratificação social – rei, elite, pessoas mais simples”, explica o arqueólogo israelense Yosef Garfinkel.
Esse cenário é o ponto de partida da nova superprodução da Record TV – a série Reis. A jornada pela história evidencia como um estudo intenso do texto bíblico e das descobertas arqueológicas ajudaram a construir cada detalhe dessa trama grandiosa.
“É uma história muito diferente de todas as novelas bíblicas que nós fizemos. É a história desse povo, mas também desses reis”, afirma Raphaela Castro, autora da série.
*Com informações de R7