Em livro, teólogo Rodrigo Mocellin defende que os pais sejam responsáveis pela educação dos filhos e explica quais são os benefícios do Homeschooling
O Brasil conta com 35 mil famílias e mais 70 mil estudantes – entre 4 e 17 anos – adeptos ao Homeschooling, que praticam o modelo educacional no qual os pais ou responsáveis lecionam para os jovens em casa. Mas como aplicar este método no cotidiano das crianças? Quem responde esta e outras dúvidas é o especialista conceituado no tema, teólogo e pastor Rodrigo Mocellin, no livro Homeschooling ao alcance de todos.
Responsável pela educação dos próprios filhos, Mocellin apresenta neste livro exemplos reais que aplica no próprio lar: como a Bíblia deve ser a base da educação; o que ensinar, o método responsável para que as crianças aprendam qualquer coisa; como levar seus filhos a aprenderem por eles mesmos.
- Leia também: Como viver a fé na contemporaneidade?
Essa prática, além de dar autonomia para os pais escolherem a melhor forma de educar, também ajuda a preservar e resgatar os estudantes dos problemas presentes em escolas públicas e privadas. Padronização do ensino, bullying, eletismo, desigualdade, busca por validação por meio de notas, doutrinação ideológica progressista, privação do direito de escolha e violências entre alunos são alguns dos exemplos de falhas no plano de ensino regular listadas pelo autor.
A escola atual é uma fábrica de moer cérebros, perverter corações e escravizar almas. O saldo de anos do atual sistema de educação é uma quantidade imensa de jovens que não sabem fazer equações matemáticas simples e possuem dificuldades para interpretar Turma da Mônica, mas saem formados em delinquência juvenil, experts em perversão e defensoria de um Estado gigantesco. (Homeschooling ao alcance de todos, p. 81)
Uma visão conservadora
Por meio de uma visão conservadora, o pastor aponta questões graves como a intolerância presente nos colégios, a falsa sensação de segurança e a formação de uma mentalidade adulta nas crianças – responsável por tirar a inocência infantil.
Rodrigo Mocellin argumenta, ainda, que a educação fora dos âmbitos tradicionais oferece não apenas um aprendizado mais eficiente, mas também um ambiente seguro e livre de influências negativas.
Com projeto em implementação no congresso, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a base constitucional do homeschooling, visando a necessidade de legislação para regulamentá-lo.
“Embora esse tipo de ensino ainda não tenha uma lei concreta, o tribunal afirmou que é um direito dos pais o ensino domiciliar, conforme apontado pelo então ministro Luiz Barroso. O Estado não pode forçar a família a criar seus filhos de maneira contrária às crenças dela. E aqui já se inclui outro direito constitucional: a liberdade de crença”, explica o teólogo.
O autor
Rodrigo David Mocellin é casado com Danielle Peixoto de Novais Mocellin, com quem tem quatro filhos. É pastor, teólogo e escritor, ele possui um canal com quase 600 mil inscritos no YouTube, que alcança milhões de pessoas mensalmente.