Do vale do problema à porta da esperança
Era uma vez (de verdade) – eu morava em um lugar que a Bíblia se refere como “o vale da angústia”. O problema pode ser uma combinação de inquietação, desordem, angústia e ansiedade. Em uma definição real, um vale é referido como um ponto baixo, uma depressão.
A fusão dessas duas palavras descreve minha vida então secreta. O abuso sexual roubou minha autoestima, minha dignidade, minha capacidade de confiar, substituindo-a por – bem, problemas! Isso me fez perder a esperança.
VALE DE PROBLEMAS
A cidade cananéia de Ai foi rebatizada de Vale de Acor, que significa “problema” na tradução hebraica, também chamada de Vale da Aflição. Os israelitas sofreram derrota na batalha ali porque um homem chamado Acã havia ENTERRADO os despojos de guerra proibidos sob sua tenda (Josué 7:1-21).
Seu mal foi exposto, então até hoje o Vale de Achor serve como um lembrete de fracasso, desolação e derrota. Para aqueles de nós que vivem com as repercussões do abuso, nossa alma perturbada serve como um lembrete de nossos segredos mais profundos e sombrios e sitia nossa capacidade de ver a esperança além de qualquer coisa.
PORTA DA ESPERANÇA
MAS o Vale de Acor foi mais tarde também referido pelo profeta Oséias como PORTA DA ESPERANÇA. “Vou transformar o Vale da Perturbação em um portal de esperança.” (Oséias 2:15 KJV) Espere. Eu preciso procurar a palavra GATEWAY. Um gateway é um meio de ENTRADA para um lugar – o caminho de ENTRADA. A esperança é o OPOSTO de uma porta trancada.
UAU. MEU vale de problemas – SEU vale de problemas (o que quer que isso signifique para você pessoalmente) sim, Deus PODE transformá-lo em uma porta de esperança, até mesmo um lugar para cantar alegre e, finalmente – um lugar de descanso. Ele pode fazer algo extraordinário e inesperado que muda nosso futuro. Vamos colocar NESTAS palavras rearranjadas – vou transformar uma porta trancada de problemas em uma porta aberta de esperança.
APROVEITE ESSA NEGOCIAÇÃO
“A esperança adiada adoece o coração, mas o desejo realizado é árvore da vida.” (Provérbios 13:12 NVI) O que é ‘esperança adiada’? É quando algo ou alguém que você está esperando está atrasado ou atrasado; retido, adiado ou suspenso. Você conhece esse sentimento – tipo, esperando por caixas de Natal que estavam atrasadas. OU se o seu jantar NUNCA apareceu.
Estas são pequenas medidas de esperança adiadas. Agora, grandes decepções maiores (como abuso sem bálsamo curativo para sua dor), a incapacidade de conceber – isso traz profundas profundezas da doença ao coração. Isso faz com que você se desespere e é aí que o HopeLESS entra em jogo.
DOCE AROMA DE ESPERANÇA
No nosso pior momento, no nosso pior dia – há esta fragrância delicada que inesperadamente se infiltra no quarto – como a fragrância suave antes de uma chuva fresca de primavera, ou o aroma doce de um vale escuro (vale de problemas…) flores, você pode apenas detectá-lo. Isso é esperança.
Você imediatamente se sente revivido por algo silencioso, mas poderoso, que estimula seu coração a acreditar que tudo é possível. Isso é esperança. Esperar é ESPERAR com confiança. Eu aprendi que realmente, há apenas UM lugar em que encontro esperança que NÃO me falhará. Jesus. A esperança real, autêntica e infalível É Jesus.
DEM OSSOS SECOS
Já ouviu esta velha canção espiritual – “Dem ossos/Dem ossos/Dem ossos secos, ouçam a palavra do Senhor”. É intitulado “Dem Bones” (ou Dry Bones) e foi escrito no início de 1900 por James Weldon Johnson e seu irmão, J. Rosamond Johnson. As palavras foram inspiradas no livro de Ezequiel, onde o profeta visitou o que chamou de “o vale dos ossos secos, e profetizou como aqueles ossos um dia seriam ressuscitados! Uau.
O pensamento de não haver esperança é literalmente a pior coisa que podemos imaginar. Ossos secos são realmente o melhor visual da desesperança. Ossos não têm vida. Ossos são os restos finais de cada um de nós. Isso é tão sombrio, quebrado e sem esperança quanto qualquer coisa que eu possa imaginar. “Dizem: Nossos ossos estão secos e nossa esperança se foi; estamos cortados”. (Ezequiel 37:11)
Então, sim, os ossos são secos, mas também inquebráveis, então, sem dúvida, eles falam propositalmente de ressurreição na tradição judaica. “Ó ossos secos, ouvi a Palavra do Senhor. Eis que farei entrar em vós o fôlego e vivereis”. (Ezequiel 37:5) Oh, que promessa para cada situação aparentemente sem esperança e sem vida em que nos encontramos! Oh, que promessa para cada alma aparentemente sem esperança e sem vida pela qual estamos na brecha.
OS OSSOS VÃO VIVER DE NOVO
“Portanto, profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano Senhor: Povo meu, vou abrir as vossas sepulturas e tirar-vos delas; Eu os trarei de volta à terra de Israel”. (Ezequiel 37:11,12) A esperança surgirá de GRAVES! UAU! Bones vai VIVER novamente. Que visão de esperança para qualquer um de nós que já sentiu como se todo o ar fosse sugado de nós e estivéssemos apenas tossindo poeira!
Em hebraico, a palavra esperança (Tikvah) significa expectativa. Também significa uma corda ou cordão, que vem de uma palavra raiz que significa esperar ou amarrar. Quando alguém diz que está ‘por um fio’, isso é esperança. Ele aparece quando você menos espera e mais precisa. Façamos a tão necessária jornada para cima e para fora do vale da angústia, pela porta ABERTA da ESPERANÇA.
*Escrito por Corine Channell – Extraído de GODTV