Mesmo em meio a tensões na fronteira entre Rússia e Ucrânia, a igreja mantêm a fé e a esperança
Enquanto a tensão na fronteira entre Rússia e Ucrânia não se resolve, cristãos ucraniamos estão se unindo em fé e oração. Em entrevista ao site Protestante Digital, o pastor ucraniano Andrey Tyschchenko, da igreja Nova Geração, disse que “ninguém sabe se a situação vai piorar”.
A Igreja que Tyschchenko pastoreia está localizada na cidade de Kharkiv, a menos de uma hora de carro da fronteira russa. “Voltaremos à vida normal quando os russos retirarem suas tropas e todas as suas armas da região de Donetsk e Luhansk e devolverem a Crimeia à Ucrânia”, destacou o pastor.
A maioria das igrejas evangélicas perto da fronteira entre os dois países continua pregando o Evangelho. Os cristãos no local estão cheias de fé, de esperança e encorajados a proteger suas famílias. Estão confiantes em Deus!
“Eles não se importam com todas as notícias de última hora. Eles continuam encorajando as pessoas a acreditarem, a ficarem calmas. Eles não estão procurando um plano para escapar desta parte da Ucrânia. A maioria mantém a esperança e a fé para ficar aqui. Devemos continuar acreditando que Deus nos manterá seguros e evitaremos toda a escalada e invasão na Ucrânia. Confiamos em Deus, que está sempre conosco”, contou.
Vulnerabilidade e desafios
Na Ucrânia, além de uma iminente guerra, a população está vulnerável por conta da pandemia. “Muitas pessoas ficaram doentes. Elas pessoas não estão com tanto medo da pandemia agora porque muitas já foram vacinadas. Abandonaram o medo e, contra todas as probabilidades, vão aos cultos, vão trabalhar, fazem as suas atividades normais do dia a dia”, declarou.
Segundo o pastor, o maior desafio é “permanecer como uma igreja orientada para o Evangelho, uma igreja real, para revelar o poder do Espírito Santo, a misericórdia e unção de Deus, para que as pessoas experimentem a glória de Deus na vida delas”. Mesmo assim, a igreja não vai desistir. E o evangelho continuará sendo pregado.
“Precisamos levar a eles esperança e as respostas para suas perguntas. Eu acredito e sei que Jesus Cristo é certamente a resposta. Ele é uma resposta completa para a Ucrânia. Continuaremos a compartilhar o Evangelho sem nenhum medo”, afirmou Tyschchenko
*Com informações de Evangelical Focus