Honrarias e minuto de silêncio marcaram o funeral do príncipe Philip. Rainha Elizabeth fica sozinha enquanto o marido é sepultado
A rainha Elizabeth e sua família prestaram suas últimas homenagens ao príncipe Philip em um funeral neste sábado, 17, que exaltou seu legado internacional e sete décadas de serviço.
Antes da cerimônia, a monarca, que completa 95 anos essa semana, sentou-se só na capela para dizer adeus ao marido, o homem com quem se casou quando ainda era uma princesa, em 1947, e cuja morte a deixa sozinha no crepúsculo de seu reinado.
Elizabeth, vestida de preto e com uma máscara preta com bordas brancas, ficou sozinha enquanto seu marido por 73 anos foi rebaixado para o Royal Vault em um funeral com a presença de membros da realeza, incluindo o príncipe Charles.
Cerimônia
A cerimônia começou com um minuto de silêncio antes do início do serviço religioso em St. George, a capela gótica do século XV localizada no castelo de quase mil anos de Windsor, cerca de 50 km a oeste de Londres.
O funeral sóbrio de estilo militar com máscaras foi para poucos convidados devido à pandemia. O arcebispo elogiou a “vida de serviço de Philip à nação e ao Commonwealth, pela coragem e liderança inspiradora”.
“Nós nos lembramos hoje de ti Philip, duque de Edimburgo, rendendo graças a ti –por sua fé e lealdade resolutas, por seu alto senso de dever e integridade”, afirmou o arcebispo de Canterbury Justin Welby, em uma oração.
Depois que a nação observou um minuto de silêncio em dia de sol brilhante, Harry e William ocuparam seus lugares no lado oposto da capela no Castelo de Windsor.
Philip e Elizabeth
Philip ajudou a jovem rainha a adaptar a monarquia aos tempos de mudança da era pós-Segunda Guerra Mundial, quando a perda do império e o declínio da deferência desafiaram a família real mais proeminente do mundo.
A rainha em 1997 descreveu Philip como sua “força” ao longo de décadas de casamento. Especialistas reais asseguram que era o Príncipe Philip quem conduzia à mão de ferro a família marcada por crises, ajudando a rainha a resistir aos escândalos.
*Com informações das agências