Vice-presidente comandou os norte-americanos por 85 minutos enquanto o presidente Joe Biden realizava exames clínicos
Kamala Harris fez história nesta sexta-feira, 19, ao se tornar a primeira mulher a servir como presidente dos Estados Unidos, enquanto o ocupante do cargo, Joe Biden, era submetido a uma colonoscopia de rotina. A vice-presidente comandou o país durante 85 minutos.
A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, anunciou em comunicado durante a manhã que Biden seria submetido ao procedimento como parte da rotina de exames, que ainda não havia acontecido desde que ele assumiu a Presidência, em janeiro deste ano.
Psaki explicou que o chefe de governo assinou duas cartas pela manhã, uma para ceder temporariamente o poder à vice-presidente, e outra para recuperar o cargo. As etapas estão estabelecidas na 25ª Emenda à Constituição.
A seção três da emenda estabelece que no caso de incapacidade temporária, o chefe de Estado deve enviar uma carta ao presidente da Câmara dos Deputados e ao presidente pro tempore do Senado declarando estar temporariamente incapaz de desempenhar as funções e exercer os poderes de seu cargo.
Até que os notifique em contrário, esses poderes devem ser exercidos pelo vice-presidente como presidente em exercício. Em 20 de janeiro, Kamala se tornou a primeira mulher a ser vice-presidente, a primeira afro-americana a ocupar o cargo e a primeira pessoa de origem indiana ou asiática a realizar o feito.
*Com informações de R7