Número de pessoas que deixaram a Ucrânia subiu para 1,5 milhão. Missionários da Junta de Missões Mundiais estão levando ajuda aos refugiados no país
O número de pessoas que deixaram a Ucrânia subiu para 1,5 milhão, segundo o comitê da agência missionária para os povos estrangeiros da Convenção Batista Brasileira. A Junta de Missões Mundiais está levando ajuda aos refugiados do país em meio aos ataques da Rússia.
“Louvamos a Deus pelo apoio de igrejas brasileiras que têm sustentado nossas ações de cuidado e apoio aos nossos missionários naquela região do planeta que vive dias de grande derramar de sangue. Oramos, cremos e agimos em favor da paz entre as duas nações”, diz o post da JMM no site da instituição.
- “Nunca vi tantos ucranianos orando”, declara missionário
- Instituições enviam ajuda humanitária na Ucrânia
No último domingo, 06, cerca de 200 mil refugiados ucranianos passaram pelas fronteiras. Ao menos 57,7% estão na Polônia; 11,0% foram para a Hungria; 7,4% para a Eslováquia; 5,5% se encontram na Moldávia; 4,7% estão na Romênia; 3,5% na Rússia; e 10,2% em outros países da Europa.
Igreja acolhe refugiados
A igreja de Ternopil, onde há missionários de Missões Mundiais, recebe 100 pessoas por dia. A igreja oferece aos refugiados apoio com alimentos e hospedagem, e depois os envia para a Romênia e outros lugares mais a oeste.
Em Kiev, o missionário Lyubomyr Matveyev relatou que recebeu duas ajudas humanitárias de outras igrejas da própria Ucrânia. Ele distribuiu alimento no subsolo que tem usado como abrigo na capital ucraniana. Segundo o missionário, foi o primeiro domingo que ele serviu ao povo no esconderijo ao invés de servir na igreja.
O missionário Denys Kuzmenko está refugiado na cidade de Vinnytska, que teve seu aeroporto atingido por mísseis russos. Os demais seguem abrigados nas cidades onde atuam. “Missões Mundiais têm monitorado a todos, cuidando de detalhes logísticos e estratégico para que estejam seguros. Os batistas brasileiros têm atendido ao clamor de oração e, graças a Deus, todos os nossos obreiros no país estão seguros”, diz o post.
O diretor executivo da instituição, pastor João Marcos Soares viajou para Tarnów, na Polônia nesta segunda-feira, 7. O objetivo é oferecer apoio emergencial às igrejas para o desenvolvimento de ações humanitárias de acolhimento e distribuição de alimentos; acolhimento de missionários e suas famílias. O pastor também dará início a um Centro Humanitário na Polônia.
Continue orando pela Ucrânia
Ajude agora e ore pela Ucrânia! 🙏
Para receber os videos, faça parte do grupo de oração da JMM, o PIM, no Telegram.
O link para entrar no grupo está no site: https://t.co/JtGstakNR9 pic.twitter.com/uc2P9vkN6D— Missões Mundiais CBB (@MissoesMundiais) February 26, 2022