Passar um tempo sem pressa com Deus nos faz lembrar do que é importante e a quem, em última análise, estamos servindo
O Dr. Richard Blackaby falava com um grupo de líderes empresariais e profissionais em Iowa, sobre um tempo quando seu pai, Henry, fora convidado para fazer uma palestra a um grupo de CEO’s integrantes da lista da Fortune 500.
Ele ficou impressionado por ver um grupo de executivos corporativos de nível tão elevado reunidos em um só lugar, especialmente considerando-se o escopo de suas responsabilidades e influências.
Bastante conhecido por seus livros e estudos bíblicos Experimentando Deus, o Dr. Blackaby Sênior foi direto em seu desafio àqueles indivíduos. Ele exortou cada um deles a, intencionalmente, agendar e planejar um tempo para o que ele chamou de “tempo sem pressa com Deus” tanto para estudar a Bíblia quanto para orar.
- Outros conteúdos bíblicos aqui: Com Deus vemos além do invisível
Você pode imaginar como muitos entre eles reagiram. Um dos CEO’s, após ouvir a proposta, expôs seus pensamentos: “Henry, fazer isso é impraticável. Você não imagina como somos ocupados.” O Dr. Blackaby respondeu: “Bem, você não faz a menor ideia de com quem iria se encontrar. Se soubesse, você arranjaria tempo.”
Três meses mais tarde, o mesmo CEO se comunicou novamente com o Dr. Blackaby para falar do desafio. Ele disse que depois de decidir passar um tempo sem pressa com Deus diariamente, descobriu que os seus dias se tornaram mais produtivos do que jamais tinham sido anteriormente!
Esse executivo não foi a primeira pessoa a aprender sobre os benefícios positivos e tangíveis de dedicar um tempo constante para passar com Deus estudando as Escrituras e orando. O famoso teólogo Martinho Lutero, um homem que enfrentava ele próprio grandes demandas, disse: “Quanto menos eu oro, mais difícil fica; quanto mais eu oro, melhor as coisas andam.” Uma outra vez, Lutero fez esta declaração honesta embora paradoxal: “Se eu deixar de passar duas horas em oração todas as manhãs, o diabo consegue a vitória no decorrer do dia. Tenho tantas coisas para fazer que não posso seguir adiante sem passar três horas diariamente em oração!”
Salmos 138:4 declara: “Todos os reis da terra Te louvarão, Senhor, quando ouvirem as palavras da Tua boca.” Deus é digno do nosso tempo, sincero e sem pressa, não importando qual seja o nosso status no trabalho. Além disso, existem benefícios práticos que podemos extrair desse hábito. Aqui estão apenas alguns deles:
Podemos obter a perspectiva apropriada. Diante de tantas pressões, prazos e demandas, juntamente com as mensagens conflitantes da nossa cultura, torna-se fácil perder o foco do que é certo e apropriado. Passar um tempo sem pressa com Deus, especialmente no início do dia, nos faz lembrar do que é importante e a quem, em última análise, estamos nos esforçando para servir através do nosso trabalho. “A Teu respeito diz o meu coração: Busque a Minha face! A Tua face, Senhor, buscarei.” (Salmos 27:8).
Podemos adquirir a sabedoria que precisamos. Muitos dos problemas com que nos confrontamos no decurso do dia, especialmente aqueles que não antecipamos, exigem não apenas conhecimento, mas também sabedoria para lidarmos com eles de maneira adequada. Podemos obter de Deus aquilo de que iremos necessitar. “Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de Sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.” (Provérbios 2:6).
Podemos nos apropriar da força de Deus. É fácil iniciar o dia em nossas próprias forças, certos de que poderemos lidar com qualquer situação que aconteça. Entretanto, geralmente não podemos. Mas, passando um tempo com Deus, podemos receber Sua força e direção. “Tudo posso nAquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13).
Questões Para Reflexão ou Discussão
1) O que você responderia se lhe perguntassem se você passa regularmente “tempo sem pressa com Deus”? O que isso quer dizer para você? Você acha fácil ou difícil realizar isso regularmente?
2) O que você pensa das duas declarações de Martinho Lutero indicando que quanto mais ele orava, melhor o dia decorria para ele? Seria irrefletido dizer que quando enfrentamos grandes exigências a necessidade de passarmos tempo com Deus é ainda maior? Explique sua resposta.
3) Quais seriam os desafios ou dificuldades enfrentadas uma vez tomada a decisão de passar um tempo sem pressa com Deus?
4) De que forma, em sua opinião, pensar em passar um tempo sem pressa com Deus pode nos proporcionar uma perspectiva melhor acerca das oportunidades e obstáculos que enfrentamos ao longo de um típico dia de trabalho?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema sugerimos: Provérbios 1:7; 3:13-15; 12:8; 16:21; Colossenses 3:17, 23; I Tessalonicenses 5:16-18.
Desafio
Boas intenções são irrelevantes se não as seguirmos e nos esforçarmos para colocá-las em prática. Às vezes, a melhor maneira de assegurarmos que vamos fazer aquilo que nos propomos – tal como passar um tempo sem pressa com Deus – é termos um parceiro a quem prestarmos contas, ou seja, alguém em quem você confie e saiba que se importa com você.
Ele irá lembrá-lo e encorajá-lo a cumprir suas boas intenções. Você conta com uma pessoa assim neste momento, alguém a quem possa recorrer e confiar, e a quem prestar contas de suas intenções? Se assim for, compartilhe esse desejo com essa pessoa. Caso não conte com alguém assim, ore e peça a Deus para enviar alguém para assumir esse papel.
____________________________________________________
Escrito por Rick Boxx – presidente e fundador da “Integrity Resource Center”, escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário.
Publicado originalmente por CBMC – Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.