Os 27 pastores já estavam sendo ameaçados de ataques violentos e morte. A Índia é o 10º país da Lista Mundial da Perseguição 2022
O pastor Yalam Shankar, de Bijapur Chhattisgarh, na Índia recebeu ameaças constantes, por cartas e panfletos, para que interrompesse o ministério na região. Na noite de 17 de março, o corpo do líder cristão foi encontrado sem vida e com golpes de faca. Os extremistas hindus que assassinaram Shankar ameaçaram outros 26 pastores. Ele foi encontrado morto ao lado de sua casa.
Um líder cristão de uma cidade próxima menciona: “Neste momento, os cristãos da região estão com tanto medo, pois também receberam ameaças. No entanto, eles ainda estão se reunindo para adoração. Eles dizem – ‘é difícil, mas sabemos que teremos que enfrentar essas coisas, e precisamos estar prontos para isso. Esta é a obra de Deus e não vamos negá-lo. Por favor, orem por nós para que não fiquemos desanimados.’”
Em 18 de janeiro de 2022, os moradores viram pessoas espalhando cartas de advertência pela estrada onde o pastor Yalam morava. A carta pede às pessoas que cultuem as divindades tribais da Índia e diz que as tribos indígenas de Bastar sempre adoraram a água, a floresta, de geração em geração.
A carta exortou todos a se oporem àqueles que destroem os deuses e deusas tribais, e menciona que os pastores da igreja precisam preservar sua cultura, adorar as divindades locais e não se envolver em evangelismo cristão.
Ataques
Outro pastor da área também foi atacado em 23 de março, embora seu nome não estivesse na lista. Heena, um parceiro da Portas Abertas na Índia acrescenta: “Os líderes cristãos estão na situação mais vulnerável hoje em dia. Os ataques contra líderes cristãos estão aumentando dia a dia.
Os ataques são comuns e, mesmo que não matem em todos os casos, fazem questão de que os ferimentos sejam horríveis e duradouros. Recentemente, conheci um líder cristão que tinha marcas de ferimentos em todo o corpo por causa de um ataque de um grupo anticristão, ele teve uma lesão grave na cabeça e na orelha e perdeu a capacidade de ouvir corretamente após o ataque.”
No caso do assassinato do pastor Yalam, a mídia local sugere que podem ser naxalitas ou os anticristãos locais que acreditam na ideologia Hindutva. “Não sabemos exatamente quem está por trás do assassinato do pastor, mas sabemos com certeza que precisamos desesperadamente de orações pelos líderes cristãos que residem nessas áreas, para que possam continuar em suas comunidades e praticar sua fé”, explica Heena.
A Índia é o 10º país da Lista Mundial da Perseguição 2022. A perseguição aos cristãos na Índia se intensifica, visto que extremistas hindus visam limpar o país da presença e influência deles.
A força motora por trás disso é a Hindutva, uma ideologia que não considera os cristãos indianos e outras religiões minoritárias como verdadeiros indianos. Como os cristãos geralmente têm alianças fora da Índia, a Hindutva alega que o país deve ser purificado da presença deles.
Veja o que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Índia
*Com informações de Portas Abertas