A morte aconteceu no fim de abril, mas só foi divulgado nesta sexta-feira. Apenas a Região Norte continua sem incidência da variante
O Brasil registrou a primeira morte pela variante Delta. Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, 11 casos já foram detectados. O óbito aconteceu no fim de abril, mas só foi divulgado nesta sexta-feira, 25. Trata-se de uma mulher de 42 anos, cujo caso de infecção foi o segundo a ser divulgado no Paraná.
Grávida, ela apresentou sintomas dois dias após chegar ao Brasil. Oito dias depois, foi internada. O quadro piorou e ela morreu após uma cesária de emergência. O recém-nascido prematuro testou negativo para covid-19 e se encontra saudável, após dois meses internado.
A Secretaria de Saúde do Estado não considera que há transmissão comunitária da Delta na região e informa que aguarda a análise de outras amostras também enviadas para o programa de vigilância realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Cepa
Identificada pela primeira vez na Índia, a variante Delta do novo coronavírus está avançando por todo o planeta e preocupa especialistas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cepa circula por 92 países. Apenas a Região Norte continua sem incidência da variante.
Os primeiros registros da cepa no país foram confirmados em maio, entre os tripulantes do navio MV Shandong da Zhi, que atracou em São Luís. No momento, 6 dos 11 casos listados pela pasta federal são de tripulantes da embarcação.
Há ainda dois casos de Apucarana (Paraná), e ocorrências isoladas nos municípios de Campos dos Goytacazes (Rio), Juiz de Fora (Minas) e Goiânia (Goiás).
*Com informações de AE