Mohammad Shtayyeh renuncia em meio a críticas de diversos países sobre a impotência diante dos bombardeios israelenses em Gaza
O primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, renunciou ao cargo nesta segunda-feira, 26. A renúncia, segundo a Al Jazeera, ocorre devido à escalada da violência no território ocupado, em meio à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.
Shtayyeh faz parte da Autoridade Palestina (AP), que foi criada após os Acordos de Oslo entre Israel e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP). A AP controla partes da Cisjordânia, mas não tem controle sobre a Faixa de Gaza, que está sob administração do grupo terrorista Hamas.
- Leia também:
“Vejo que a próxima fase e os seus desafios exigem novos arranjos governamentais e políticos que levem em conta a nova realidade em Gaza e a necessidade de um consenso palestino-palestino baseado na unidade palestina e na extensão da unidade de autoridade sobre a terra da Palestina”, afirmou Shtayyeh, de acordo com a Al Jazeera.
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, ainda deverá decidir se aceita o pedido de demissão de Shtayyeh e seu governo, diz a Associated Press.
*Informações da AP