Primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak disse que ficou “chocado e triste” ao saber do câncer de rei Charles III, mas que está aliviado porque a doença foi detectada precocemente
O Palácio de Buckingham anunicou na tarde desta segunda-feira, 5 que o rei Charles III está com câncer. O tipo ainda não foi revelado, mas não estaria relacionado à cirurgia recente que o monarca realizou na próstata.
Foi na recente internação, no entanto, que o tumor foi identificado. De acordo com o comunicado do palácio, o rei de 75 anos já iniciou o tratamento. Por recomendação médica o monarca irá adiar alguns compromissos públicos.
- Leia também: A imagem da Rainha Elizabeth que comoveu o mundo!
“Sua majestade iniciou hoje um cronograma de tratamentos regulares, durante os quais foi aconselhado pelos médicos a adiar as tarefas de atendimento ao público”, diz o comunicado.
Mundo repercute a notícia
A notícia de que o rei Charles III está com câncer estampou a primeira página dos principais jornais do mundo nesta terça-feira, 6. E teve um grande impacto no Reino Unido, que está vendo um monarca que subiu ao trono há menos de um ano e meio após a morte de sua mãe, Elizabeth II.
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak disse que ficou “chocado e triste” ao saber que o rei Charles III tem câncer, mas que está aliviado porque a doença foi detectada precocemente
“Ele estará em nossos pensamentos e em nossas orações. Muitas famílias em todo o país que estão ouvindo isso devem ter sido tocadas pela mesma coisa e sabem o que isso significa para todos”, disse Sunak. “Portanto, vamos apenas torcer por ele e esperamos que isso seja resolvido o mais rápido possível”.
O presidente dos EUA, Joe Biden também comentou. “Estou preocupado, acabei de ouvir o diagnóstico agora. Mas falarei com ele em breve, se Deus quiser”, comentou.
Diagnóstico otimista
O Palácio de Buckingham diz ainda que o rei “permanece totalmente otimista sobre o tratamento que recebeu e espera retornar ao serviço público o mais rápido possível”.
Nenhum detalhe adicional sobre o quadro clínico do monarca foi anunciado. Mesmo com uma pausa nas atividades públicas, Charles continuará exercendo seu papel constitucional como chefe de Estado. Ele decidiu tornar o diagnóstico público para evitar especulações.
A decisão de tornar o diagnóstico público foi para evitar especulações e também para melhorar a compreensão pública do que é ser afetado pelo câncer.
*Informações das agências