Mais de 1 milhão de jovens entre 5 e 17 anos trabalham no Brasil segundo a Fundação Abrinq
Uma pesquisa realizada pela Fundação Abrinq descobriu que em 2021, cerca de 1,3 milhão de adolescentes estavam em situação de trabalho infantil no Brasil.
Mais da metade das crianças e adolescentes brasileiros de 5 a 17 anos, um contingente de 20,1 milhões de pessoas, realizava afazeres domésticos ou era responsável pelo cuidado de outras pessoas, como irmãos mais novos, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O grupo corresponde a 52,3% da população de 38,4 milhões de habitantes nesta faixa etária existentes no país.
A faixa de 16 a 17 anos de idade tinha maior proporção de pessoas fazendo esse tipo de tarefa, 77,6%, seguida pelo grupo de 14 a 15 anos, com 74,4% desses adolescentes desempenhando essas atividades.
Entre as crianças de 5 a 13 anos de idade, 41,3% faziam tarefas domésticas ou eram responsáveis pelo cuidado de pessoas. Entre as crianças e adolescentes que desempenhavam essas tarefas em casa, 1,3 milhão também atuavam concomitantemente em atividades econômicas.
“Ademais, 77,3% das pessoas que estavam em situação de trabalho infantil realizavam também afazeres domésticos e/ou cuidados de pessoas”, frisou o IBGE.
*Informações de AE